You can enable/disable right clicking from Theme Options and customize this message too.
logo

biografia

1

O início de tudo
Meu envolvimento com a fotografia teve início quando era criança, não posso negar que sou fisioterapeuta de formação, mas hoje sou fotografo de coração e profissão.
No início da minha adolescência tinha mania de comprar umas câmeras fotográficas descartáveis, pois câmeras boas, naquela época, eram muito caras para um garoto da minha idade.
A minha primeira câmera mesmo, de verdade, fui adquirir apenas aos 18 anos quando fiz intercâmbio nos Estados Unidos. O ano era 1996 e eu começava então a perceber uma enorme paixão pela fotografia crescendo dentro de mim.
Em 2002, depois de quase 10 anos e após minha vida ter tomado rumos diferentes em relação a carreira profissional, comecei a fotografar com uma Pentax reflexa. Havia feito aulas de fotografia com o argentino Diego Lopes, que se formara na Alemanha, chegando mesmo a auxiliá-lo profissionalmente e dando assim os primeiros passos para uma futura carreira como fotógrafo.

2

Desenvolvimento profissional e trabalhos
Em 2005 fui morar em Londres, onde comprei minha primeira câmera semiprofissional digital.Retomei meus estudos e, como autodidata, aprendi as diferenças entre fotografar com uma câmera digital e com uma câmera de filme como eu costumava fazer.
Desde então não parei de estudar e aprimorar minha técnica, seja de maneira autodidata ou através de renomados cursos que, graças atecnologia atual, hoje podemos ter acesso via internet. Exemplos disso podemos encontrar no site Criative Live umas das plataformas de cursos on-line mais completas do mercado, que foi citado por grandes empresas como The New York Times, Forbes, Fortune, Bloomberg e Wired. Cursoscomo Retouching Techniques And Workflow, Mastering Long Exposure Photography, The Lightspeed Workflow System, Lighting Essentials Workshop, Exploring the Light, Food Photography, Foundations of a Working Photographer, Inside The Glamour Studio, Create a Photo Album: Workflow and Design, Wedding Photography Weekend, Posing 101, Crazy Stupid Light, Studio Lighting, The Portrait Lighting Challenge: Natural vs Studio, Location Lighting 101, Commercial Portraiture, Location, Posing, Execution, Wedding Photography Boot Camp, Wedding Photography, Efficient Lighting & Post-Production, Lightroom Local Adjustments.

3

Em 2008 retornei ao Brasil, quando encarei a fotografia como uma profissão. Inicialmente fiz meu caminho pela fotografia social e comecei a trabalhar com casamentos e festas.

 

4

Com o passar do tempo e graças a esse leque de opções que a fotografia tem, iniciei meu trabalho em outras áreas como fotografia de natureza, fotografia comercial, fotografia still e assim por diante.
Fiz trabalhos para a empresa Café Unique, pela qual criei um banco de imagens da fazenda de café selecionado e de seus produtos para poder montar toda a parte de marketing da empresa que hoje é mundialmente conhecida pelo seu café artesanal de alto padrão e vencedor de váriosprêmios.

5

Fiz o banco de imagens para o site e marketing da empresa de automação comercial Lundi, percorrendo as cidades da região que a empresa atende fotografando os empresários que usam seu programa e seus estabelecimentos comerciais.

 

6

Com as empresas UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos) e Clinica de Análises Nicoliellotenho trabalhado por mais de dois anos fotografando eventos e promovendo campanhas publicitárias, transformando fotos em cartões e outdoors.

 

7

Fui contratado para criar o banco de imagens dos produtos oferecidos pela loja virtual Soda Chocolate, um e-comerce de roupas e acessórios de moda femininos, onde fui responsável por toda a parte de booklook e still padronizado em um fundo branco.

 

8

 

Montei o banco de imagens das construções, tanto a parte externa como a parte interna de acabamento e decoração dos ambientes feitas pela arquiteta Eddi Lopes, uma da mais renomada da região. As imagens foram utilizadas em seu site e seu portifólio para seus clientes. Realizei diversos trabalhos de fotografia comercial para empresas, visando a promoção visual das suas lojas tais como: APEC, Academia Pilates e Baepedras.

 

9

São de minha autoria também as fotos que compõe a capa, contra capa e duas páginas internas do livro de poemas da escritóraGuimar Paiva.

 

10

Criação da Lince Imagens e o começo de uma parceria de sucesso
Em 2012 juntamente com dois amigos, criamos a “Lince Imagens” que é um coletivo de imagens que visa suprir as necessidades do mercado documental, editorial e corporativo com serviços diferenciados e de alta qualidade, nos setores de imagem e audiovisual. Com essa iniciativa e pela proposta da Lince, começávamos a nos destacar no cenário regional com um trabalho pautado pela qualidade. Dentre eles, cito os que obtiveram maior visibilidade:

11

Criação do banco de imagens junto ao SEBRAE da minha região visando a criação da nova marca das cidades turísticas do sul de Minas Gerais, percorrendo e fotografando toda a região para poder registrar as principais experiências turísticas das cidades.

 

12

A cobertura do “Festival Mundial do Circo” na cidade de Caxambu. A princípio cobriríamos apenas o primeiro ano mas com a repercussão das fotos e a qualidade do trabalho, fizemos a coberturas das últimas duas edições do festival que encerrou em 2015. A cada edição foram dias de intenso trabalho para poder registrar todos os detalhes mágicos do circo e milhares de horas de edição e compilação das imagens.
Todas as fotos entregues para os organizadores foram utilizadas no banco de imagem, apresentados como comprovação do sucesso do evento e foram feitas exposições durante o evento e em outros eventos da empresa responsável pelo festival.

 

13

Com o reconhecimento da Lince, resolvemos por iniciativa própria realizar o primeiro concurso de fotografia “Caxambu em Foco” que teve o patrocinio e incentivo de empresário e comerciantes da cidade. Foram mais de 227 fotografias inscritas de 17 cidades de todo o Brasil.
Além da premiação em dinheiro, realizamos um workshop para os 10 primeiros colocados com o objetivo de melhorar as habilidades fotograficas dos mesmos.

 

14

Consequentemente, a Lince foi contratada pela Prefeitura de Aiuruoca para organizar e promover  dois concursos de fotografia com o tema de: “Nossos Bens Comuns” que são os patrimônios culturais e naturais da cidade de Aiuruoca.
O primeiro concurso foi aberto ao publico em geral. O segundo concurso de fotografia foi incluido a categoria de desenhos e voltado somente para a rede publica de educação.

 

15

A mesma Prefeitura de Aiuruoca satisfeita com nosso trabalho e com os ótimos resultados obtido nos contratou para a produção de um curta metragem, no qual participei de todo o processo e a direção fotográfica. O curta foi filmado para o centenário do Médico e professor Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, muito influente e conhecido dentro e fora da região e que construiu as bases do programa “Médico de Família” no Brasil. O curta metragem hoje esta sendo exibido no museu em Aiuruoca.

 

16

Na medida que o nome da Lince ficava mais conhecido na região, pela competencia, seriedade, profissionalismo e alta qualidade do trabalho entregue aos seus cliente, foi contratada pela Associação Beneficente Nhá Chica para fazer a cobertura oficial fotojornalistica da beatificação de Nhá Chica na cidade de Baependi. Foram dias intensos de trabalho fotográfico registrando cada momento dos romeiros vindo de todo o Brasil para poder prestar sua homenagem ou pagar a sua promessa a mais recente Beata do Brasil.

 

17

Informativo feito mensalmente pela Associação Beneficente Nhá Chica onde foram publicadas as fotos tiradas no dia da beatificação.

 

18

 

A Fotografia como fator social
Em 2015, finalmente coloquei em prática um projeto que tinha ficado na gaveta por muitos anos, chamado “Retratos de uma vida”, fruto de uma parceria minha com o também fotógrafo e filmmaker Ricardo Melo. Tal empreitada, me deu um grande prazer e orgulho modificando profundamente a minha maneira de ver a vida.
Retratos de uma vida é um projeto que teve apoio de comerciantes locais e empresários, que tem como objetivo levar um simples registro visual às pessoas que não tem ou nunca tiveram a oportunidade de fazer uma fotografia bem produzida durante a vida.

 

19

Tudo começa com um fundo preto, uma cadeira e uma câmera. Padronizei com o fundo preto, e 2 flashes nos retratos. Um flash de estúdio como luz principal para iluminar a pessoa fotografada e um flash de sapata para dar o recorte no cabelo e lateral do rosto e assim padronizamos os retratos. O que acontece a seguir é imprevisível e surpreendente. Surgem as mais variadas expressões de alegria, timidez, humildade, carinho, indiferença. Nesse momento é feito o registro dos gestos e emoções através da forma mais simples de imortalização visual – a fotografia. Em seguida também procedemos com o registro em vídeo.

 

20

O projeto ficou entre os finalistas do festival “Paraty em Foco” que é hoje o mais importante festival sócio cultural de fotografia do país, recebendo portanto inscrições do mundo todo.

 

21

Além da exposição fotográfica, a partir das imagens registradas dos retratados, decidimos ir além e colher depoimentos, entrevistas e cenas do cotidiano das instituições. Com esse material foi produzido então um curtametragem, que concorreu no festival de curtas MOSCA em Cambuquira Minas gerais em 2015.
Através dessa ação levamos para o mundo exterior um pouco do dia-a-dia dessas pessoas, quebrando barreiras e despertando olhares para aqueles que precisam de atenção.
Foi incrível como o projeto revelou o verdadeiro poder da fotografia usada como ferramenta de transformação social e de resgate visual. O projeto já teve convite para ser realizados nas cidades de São Lourenço e Cruzila com o apoio de empresas privadas e comerciantes locais.

Entre Montanhas é mais um projetos em parceria com a Lince Imagens que esta sendo escrito e preparado para poder captar recurço da lei de insentivo federal. No site (www.entremontanhas.com) já se encontra o peimeiro episodio piloto do projeto. Com todo o material reunido sera feito um livro com os personagens documentados.

 

22

Playing a bigger game.

Posso dizer que a fotografia me levou a conhecer as nuances da personalidade do povo, da geografia e da cultura de uma forma geral na minha região e no Brasil. No entanto, há no Brasil uma necessidade de valorização do trabalho cultural e particularmente da fotografia.
Grande parte dos cursos de aprimoramento e de excelência na área encontram-se no exterior. quase que 100% deles em língua inglesa. Exercer a fotografia fora do Brasil é ao mesmo tempo, ampliar o meu conhecimento técnico através de cursos, trabalhos e interação com outros profissionais e a possibilidade de levar meu olhar, trabalho e projetos para uma outra realidade.
Percebo, através de contatos com profissionais que atuam no exterior, essa maior valorização da minha profissão e, principalmente, a possibilidade de constante aprimoramento profissional. Considero, nesse ponto da minha carreira, explorar novos caminhos, novas técnicas e formas de fotografar.

Translate »